Domingo, 25 de Fevereiro de 2007

Reportagem sobre Sebastião da Gama

  Enquanto que deambulamos pela vila de Azeitão é possível ver, inúmeros cafés, museus lojas e monumentos invocando Sebastião da Gama. Na mente de todos ficará provavelmente a questão: quem será este senhor e porque razão é tão homenageado na vila?

  Sebastião de Gama foi um poeta, um professor, mas sobretudo alguém com uma grande dimensão humana; que apesar da sua saúde frágil nos deixou um legado extremamente valioso.

  Este poeta é natural da Vila Nogueira de Azeitão e nasceu no dia 10 de Abril de 1924, filho de uma doméstica e de um comerciante. Apenas ao 14 anos é lhe diagnosticada tuberculose óssea doença que faz com que ele se mude com a sua mãe para a serra da Arrábida, local onde vive até à morte e que desempenha um papel preponderante em toda a sua vida. Esta serra estende-se por 10.800 hectares, abrangendo áreas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

 Abençoada com um clima temperado e uma fauna e uma flora extremamente ricas; foi de grande importância para o Poeta. A beleza e a imponência do local, o isolamento e a meditação a que este isolamento conduzia, tiveram uma influência decisiva na personalidade e na criação literária de Sebastião de Gama. Este ambiente levo-o a desde muito cedo a ler poemas e a exprimir-se em verso. O título do seu primeiro livro, Serra-Mãe é precisamente inspirado neste local.

Foi nesta serra que ele se casou, no convento da Arrábida, com D. Joana Luísa em 1951.

  Para além da serra da Arrábida e de Azeitão, existiram outros locais que marcaram a vida do Autor entre os quais Lisboa, local onde se formou em filologia românica e deu aulas; Setúbal, onde desenvolveu uma relação de amizade com os seus alunos, que ficaram marcados pelos seus métodos de ensino e Estremoz, onde também deu aulas.

 Sebastião da Gama faleceu em 1952, tendo-lhe sido diagnosticada meningite renal, deixou-nos uma vasta e rica obra e um prémio de poesia instituído em sua homenagem.



Imagens da vida de Sebastião da Gama


Fontes:

World Wide Web:

RodriguesLuís. Sebastião da Gama
Acedido em: 24, Fevereiro, 2007.
As Tormentas:http://www.astormentas.com/din/biografia.asp?autor=Sebasti%E3o+da+Gama

Faria, Andreia C. Sebastião da Gama ou o Poema maior que a Vida
Acedido em: 24, Fevereiro, 2007.
Muita Letra: http://www.icicom.up.pt/blog/muitaletra/arquivos/006518.html

Livro:

Gama, Sebastião. Serra-Mãe. Novembro de 91. 6º Edição. Ática. Lisboa


sinto-me:
publicado por thesinger às 20:41
link do post | comentar | favorito

Pesquisar neste blog

 

Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

...

Publicidade 1

Sobre a poesia contida em...

Publicidade 2

Reportagem sobre Sebastiã...

Entrevista a Sebastião da...

Entrevista a Sebastião da...

Sebastião da Gama

...

Participar

Participe neste blog

blogs SAPO

subscrever feeds